Golpe das ações antigas – ao portador

ações ao portador fraude

Golpe das ações antigas – ao portador

 


No golpe das ações antigas ao portador, o golpista entra em contato informando que você possui ações de uma determinada companhia ou fundo, como cotas do “Fundo 157” e ações da Gurgel, entre outras, e oferece o serviço de “recuperar” o investimento e vendê-lo em seguida.

 

O golpe é antigo e já fez muitas vítimas, especialmente entre pessoas idosas e com pouca experiência em investimentos.

 

No entanto, o fraudador exige o pagamento de um valor antecipado, apresentando diferentes justificativas, como “imposto de renda”, “taxa cobrada pela CVM” ou “corretagem”.

 

 

Em alguns casos, essas pessoas afirmam que representam um grupo que está comprando a companhia da qual você seria acionista e desejam adquirir suas ações.

 

 

Para aqueles que questionam o fato de a operação ser feita dessa forma, pode ser explicado que a quantidade de ações está abaixo do lote mínimo de negociação, razão pela qual a compra é feita fora de mercado.

 

O investidor pode ficar confuso e acreditar que está fazendo um bom negócio, mas na verdade está sendo enganado.

 

Outros alegam que irão vender para você a quantidade necessária para completar o lote mínimo para venda.

 

 

Depois do contato inicial, normalmente é informado o número de uma conta corrente na qual você deverá depositar o pagamento antecipado.

 

 

Em outros casos, para aumentar a confiança do investidor, é solicitado o número de sua conta para que possam depositar primeiro o valor da venda das ações, quando então o investidor deveria fazer o tal pagamento.

 

Para se proteger contra esse tipo de golpe, verifique sempre a autenticidade das informações com fontes confiáveis antes de tomar qualquer decisão de investimento.

 

Muitos recomendam que seja confirmada a realização do depósito na sua conta antes de fazer o pagamento a eles.

 

Além disso, nunca faça nenhum tipo de pagamento antecipado sem ter a certeza de que se trata de uma transação legítima.

 

O depósito pode ser feito, mas ele normalmente ocorre por meio de cheque, que será provavelmente estornado posteriormente por insuficiência de fundos.

 

 

Uma vez tendo recebido o depósito feito por você, os golpistas irão desaparecer, os números de telefones de contato estarão desligados e o endereço dado será falso.

 

 

Portanto, essas pessoas mal-intencionadas podem se utilizar de diversos artifícios para tentar enganar o investidor.

 

É importante disseminar essa informação para amigos e familiares, para evitar que mais pessoas caiam nesse golpe.

 

Esteja sempre atento!

 

A Carrillo Advogados trata de golpes de ações antigas ao portador há anos, já tendo identificado inúmeras tentativas do golpe.

 

Se você recebeu uma proposta suspeita de investimento em ações antigas ao portador, entre em contato com a Carrillo Advogados para receber orientações e evitar prejuízos.

 

Na dúvida, entre em contato.

 

Não se deixe enganar por promessas mirabolantes e não tome decisões precipitadas em relação a seus investimentos.

Facebook
Twitter
Email
×