Tratar de negócios confiando sem o acompanhamento de um contrato bem redigido, por um advogado especializado em contratos, pode representar a perda de anos de trabalho árduo, pode resultar no abalo de sua segurança e, até mesmo, pode arruinar a sua reputação.
Quem é profissional age com prudência, analisa todas as possibilidades, exige a definição das regras antes da concretização do negócio, contando com advogados especializados em direito contratual, que passam horas, dias e até meses estudando os termos do contrato, que, não raras vezes, é assinado sem a devida leitura e entendimento de seus termos por pessoas não tão prudentes, que, apenas após a assinatura, têm ciência da extensão das obrigações assumidas.
Confiar é imprescindível aos negócios, pois sem a confiança não há como fazer negócios. Entretanto, a confiança deve estar acompanhada de um contrato, onde deverão estar previstas todas as obrigações.
Preparar contratos claros e bem redigidos, documentar todos os acordos e as conversas importantes, tais medidas podem impedir possíveis desentendimentos futuros, e, caso surja uma demanda, podem representar a vitória judicial.
É importante insistir na formalização dos acordos, insistência que não pode ser entendida como desconfiança pela parte contrária, que, se realmente for honesta e confiável, a receberá com naturalidade.
A presença de um advogado especializado em contratos é imprescindível, mas, caso você não conte com um profissional, não deixe de agir com prudência e segurança, tomando as seguintes medidas:
Ao tomar as precauções acima, as chances de sucesso do negócio serão maiores e as chances de desentendimento serão minoradas, afastando as possibilidades de perdas, muitas vezes irreparáveis e não acobertadas pela lei.
Por fim, não confie totalmente no sistema legal, pois um contrato desfavorável, mas dentro das normas, dificilmente perderá a sua validade, pois a norma não existe para proteger quem não age com prudência e quem não toma as medidas necessárias para definir com segurança as regras do jogo, afastando as possibilidades de perda e, com isso, garantindo o sucesso do contrato.